Notícias
COMUNIDADE QUILOMBOLA
Categoria: Em AçãoData de Publicação: 11 de novembro de 2013
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
Prefeito assina ordem para construção de sede na comunidade quilombola do Ibicuí da Armada
O prefeito Glauber Gularte Lima assinou na manhã desta segunda-feira(11), ordem para o início da obra de construção da sede da comunidade Quilombola do Ibicuí da Armada, em Livramento. A obra ficará a cargo da empresa santanense Construtora Acosta e Alves Engenharia LTDA. O projeto da construção da sede é financiado pela Caixa Federal, com contrapartida do município, através do PRONAT(Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais), programa federal que tem gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que é operado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). O MDA procede à seleção das operações a serem atendidas pelo Programa e informa à CAIXA para fins de análise e contratação da operação. A sede que terá 54 metros quadrados é um antigo sonho da comunidade da região, “ esta é uma luta de mais de cinco anos, um sonho que felizmente estamos concretizando. Com a disponibilidade de uma sede teremos um local para realização de eventos, cursos e atividades que envolvam a comunidade Quilombola” - destacou Nilton Vaqueiro, responsável pela coordenadoria municipal da Igualdade Racial.
QUILOMBOLAS
Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.
Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988. Em Livramento, os remanescentes do Quilombo do Ibicuí da Armada formam 31 famílias.
