Notícias
Prefeito assina Termo de Cooperação com Eletrosul e Sindieólica
Categoria: Em AçãoData de Publicação: 25 de fevereiro de 2014
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
Desenvolver o potencial eólico e traçar estratégia conjunta para o setor eólico é o objetivo do Termo assinado pelo prefeito Glauber Lima, hoje em Bagé
O estímulo à produção e transformação da energia eólica em um fundamento do desenvolvimento regional, foram alguns dos temas da reunião na manhã desta segunda-feira (24), em Bagé, entre o prefeito Glauber Gularte Lima, representantes do Governo do Estado, demais prefeitos da região, dirigentes da Eletrosul-Eletrobras e do Sindicato das Empresas de Energia Eólica.
Na oportunidade foram apresentados pelo Sindicato e Eletrobras, os objetivos da criação de uma Associação dos Municípios com Potencial Produtor de Energia Eólica do Rio Grande do Sul. Entre eles, buscar uma infra estrutura necessária para tornar mais atrativa a implantação de Parques Eólicos e criar condições gerais para a implantação de um APL de Energia Eólica que traga competitividade e mais geração de renda no Estado e consequentemente nos municípios.
O prefeito Glauber Lima afirma que para fomentar este desenvolvimento, foi firmado entre os municípios com potencial eólico um termo de Cooperação entre as prefeituras, Eletrosul e Sindieólica.
“Todos nós, presentes nesta reunião, compreendemos a importância estratégica da energia eólica e por isso acreditamos que este termo de atuação conjunta assinado hoje aumentará a competitividade do Rio Grande do Sul nesse setor e quem ganhará são os município”, pontuou o prefeito que destacou o importante trabalho que o engenheiro Ronaldo Custódio vem realizando. “Gostaria também de exaltar o excelente trabalho que o meu conterrâneo, Ronaldo Custódio, está realizando por este Brasil à fora.
Ao todo, 22 prefeitos e representantes de prefeituras participaram do encontro.
Livramento receberá próxima reunião que definirá estatuto da associação
Para aprofundar o tema, Glauber Lima sugeriu que uma próxima reunião fosse realizada em Sant’Ana do Livramento, para que, após discussões seja aprovado o estatuto desta Associação dos Municípios . A reunião acontecerá no dia 17 de março, às 10 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, também servirá para debater alternativas para agilizar a emissão de licenciamentos ambientais, financiamentos complementares e possíveis desonerações tributárias para investimentos no setor. Após a reunião, já está agendada uma visita às instalações do Complexo Eólico Cerro Chato, o primeiro Parque Eólico em funcionamento, através do PAC 2, do Governo Federal.
Centro de visitações totalmente sustentável será instalado no Parque Eólico Cerro Chato
Outra grande notícia é a confirmação por parte do chefe do executivo, Glauber Lima, e do engenheiro, Ronaldo Custódio, que na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro será assinada a ordem de instalação do Centro de Visitações totalmente auto-sustentável, no Cerro Chato.
