Notícias
Serviço de Inspeção Municipal é aprovado em nova auditoria
Categoria: Última HoraData de Publicação: 8 de outubro de 2014
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
No início do mês, o Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento passou por nova auditoria do MAPA-Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e do CISPOA- Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes os Fiscais Federais, Jorge Meana e Roberto Francisco Lucena - do MAPA; e os Fiscais Estaduais do CISPOA, Diego Facin e Maria Liza Machado, os quais avaliaram o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal de Sant’Ana do Livramento tanto nos seus aspectos de infraestrutura administrativa como na forma operacional das ações de inspeção permanentes nos frigoríficos e periódicas nas fábricas de conservas de produtos cárneos e laticínios.
No dia 1º, foram auditados os frigoríficos Predileto, Camacho e Divisa, a fábrica de embutidos São João e o entreposto de carnes e derivados JALF - Serviço de Envasamento e Empacotamento (esta pertencente ao SISBI). Já no 2º dia, foi realizada auditoria interna do SIM, quando foram analisados processos de registro, documentações e legislações pertinentes, assim como todos os procedimentos operacionais do SIM. Também foram visitadas as seguintes Agroindústrias: Frangolini, Campeiro e Parceria; e Righi, que está em processo de abertura.
Mais uma vez os auditores deram seu veredito: “Somos favoráveis à manutenção no SISBI”. O SISBI-POA é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal no qual o Serviço De Inspeção Municipal solicita adesão voluntária. É auditado e avaliado para que possa ser equivalente ao Serviço de Inspeção Federal do MAPA, que permite às empresas adequadas e indicadas pelo SIM a participarem deste sistema, com a possibilidade de comercializarem seus produtos de origem animal em todo o Brasil.
O SIM possui hoje 54 agroindústrias registradas, as quais geram mais de 270 empregos diretos e 400 indiretos e movimentam, anualmente, mais de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais). “É uma política pública à disposição das agroindústrias santanenses de produtos de origem animal que permite a estas implantar um plano de negócio com mais de 200 milhões de consumidores”, enfatizou a Secretária Silvia Carambula.
FOTO DIVULGAÇÃO/ASCOM
Reunião onde os auditores entregam a Secretária Silvia Carambula o documento favorável a manutenção do SIM de Sant’Ana do Livramento no SISBI-POA
