Notícias
Glauber participa do lançamento do Atlas Eólico, em Porto Alegre
Categoria: Última HoraData de Publicação: 16 de dezembro de 2014
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
Prefeito esteve junto ao Governador Tarso Genro e autoridades da Eletrosul durante importante evento que reafirmou potencial eólico do Estado
O Prefeito Municipal Glauber Lima participou, na manhã desta terça-feira (16), junto ao Governador Tarso Genro; ao Secretário do Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; ao Secretário do Estado de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues; ao Diretor-Presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; e ao Diretor de Engenharia e Operações da Eletrosul, Ronaldo Custódio, do lançamento do novo Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, o qual é resultado de uma parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e Eletrosul.
Conforme o Atlas apresentado, os ventos no Estado poderiam gerar 14 vezes a energia necessária para abastecer, atualmente, o território. O documento é uma versão revisada dos dados levantados em 2002 sobre o potencial de produção de energia eólica no Estado.
O estudo é comemorado pelo governador Tarso Genro (PT), por mostrar o resultado da aposta em energias alternativas para o desenvolvimento. “O atlas demonstra que o Rio Grande do Sul é o melhor território para investimentos para produção de energia eólica”, destaca Tarso.
O prefeito Glauber recebeu, das mãos do Governador Tarso Genro, um exemplar do Atlas Eólico. O mandatário agradeceu, em nome da população santanense, à Eletrosul e ao Governo Federal pelos grandes investimentos feitos em Sant’Ana do Livramento que ocupa, hoje, um dos primeiros lugares em potencial eólico do Estado. “Livramento hoje é uma referência em energia eólica com um parque em acelerado processo de expansão. Inclusive, as obras do Centro Regional, construído na entrada da cidade, estão dinamizando e deixando uma boa apresentação para quem chega à Sant’Ana do Livramento”, enfatizou.
O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com os principais parques eólicos do Brasil, o que justifica o lançamento deste importante instrumento. "O Atlas é uma importante ferramenta para estudos, planejamento e projetos de âmbito do setor eólico do Estado", avaliou o prefeito.
