Notícias
Secretaria da Agricultura entregou certificados a pequenos pecuaristas
Categoria: Última HoraData de Publicação: 10 de abril de 2015
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
Zootenista Laíse Asconavieta Har e Secretária Silvia Carambula entregaram os certificados de capacitação
Recentemente, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entregou os certificados de dois cursos de Inseminação Artificial em Bovinos, oferecidos pela Pasta com o objetivo de profissionalizar produtores e qualificar a mão de obra para atuação em propriedades rurais. Tais produtores são os contemplados e enquadrados no Programa Dissemina e que exploram a atividade de Bovinocultura, tanto de leite quanto para corte.
O curso, que foi ministrado pela Zootecnista Laíse Asconavieta Har, contou com a presença de 15 alunos oriundos da zona rural do município, estando incluídas duas produtoras rurais. Também foi instrutor no curso, abordando o tema “A importância do manejo sanitário na propriedade rural”, o Médico Veterinário da SMAPA, Francisco Correa Bicca.
Segundo a Zootenista Laíse Asconavieta Har, que ministrou o curso, o objetivo da formação de mais estes produtores está no incremento da qualidade genética dos rebanhos de leite e de corte da Pecuária Familiar. “Este curso objetiva também a viabilização nas propriedades rurais do Programa Dissemina do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, buscando-se fornecer um atendimento de qualidade nas comunidades rurais, que são onde se encontram as maiores carências na aplicação de tecnologias”, afirmou.
A Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvia Ferreira Carambula, disse aos alunos que a qualificação possibilita que os alunos levem os conhecimentos adquiridos para suas comunidades rurais. “A demanda pelos cursos é uma das demandas mais solicitadas nos seminários e eventos que reúnem os produtores da bacia leiteira do Município. Com o apoio do Prefeito Glauber Lima, estamos levando conhecimento de qualidade, programas de governo e políticas públicas às localidades rurais mais necessitadas”, enfatizou.
