Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias

Glauber pede a Presidente da Famurs que mobilize os prefeitos para exigir do Governo Estadual os repasses atrasados na área da Saúde

Categoria: Última Hora
Data de Publicação: 23 de junho de 2015
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário


 

O prefeito Glauber Lima, que cumpre diversas agendas em Brasília, acompanhado do Líder do Governo na Câmara, Vereador Dagberto Reis, encontrou, na manhã desta terça-feira, o presidente da Famurs- Federação das Associações dos Municipios do RS-Luis Carlos Folador.

Na ocasião, Glauber Lima solicitou a Folador uma mobilização estadual dos prefeitos em defesa dos recursos destinados a saúde pública, em razão dos cortes financeiros realizados pelo Governo do Estado até o momento. Para o prefeito “é necessário que os prefeitos estejam unidos para cobrar o repasse constitucional na área da saúde para hospitais e atenção básica, no caso das prefeituras”.

Segundo Folador, nesta quinta-feira, 25, em Porto Alegre, a direção da Famurs estará reunida com o Ministério Público Estadual, tratando do tema da redução de 30% dos repasses na Saúde, que tem afetado drasticamente a oferta de inúmeros serviços nos municípios.

O corte efetuado pelo Governo Estadual atinge não apenas os hospitais, que diminuem serviços e correm o risco de fechar as portas, mas também as Secretarias Municipais de Saúde, comprometendo programas essenciais, como a Estratégia de Saúde da Família.

“Após 20 anos de atraso, começamos a implantar na cidade as equipes de saúde da família, e corremos o risco de ver todo esse esforço se perder, caso o Estado não volte a cumprir com as suas obrigações constitucionais”, afirmou o prefeito Glauber.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a redução de repasses em programas da Atenção Básica da Saúde, entre janeiro e maio deste ano, já atinge meio milhão de reais.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Santana do Livramento/RS