Notícias
Nível de água do Batuva será rebaixado por questões de segurança
Categoria: Última HoraData de Publicação: 29 de dezembro de 2015
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
Medida foi tomada pelo Grupo de Trabalho do Lago a partir de Relatório de Vistoria do Departamento de Meio Ambiente
Na manhã desta terça-feira (29), o Grupo de Trabalho do Lago Batuva reuniu-se, no Salão Nobre, com o Prefeito Glauber Lima, para analisar o Relatório de Vistoria n° 508 do Departamento de Meio Ambiente.
A vistoria in loco e a elaboração do relatório foi realizada após as enxurradas que assolaram a cidade em outubro e dezembro, e buscou identificar as reais condições estruturais da taipa.
Conforme o documento, as condições meteorológicas para a região nos últimos meses, potencializadas pelo efeito do fenômeno climático “El Niño”, ocasionaram elevados índices pluviométricos, acima das médias registradas nos últimos anos. “Com a vistoria in loco, constatamos que a estrutura de engenharia da barragem encontra-se em desestruturação e, por não terem sido localizadas plantas de engenharia desta obra, recomendamos a redução do nível de água”, explicou a Coordenadora do Dema, Ana Yebra, que assinou o Relatório de Vistoria.
Ainda de acordo com a Coordenadora do Dema, “esta medida, além de preventiva, tem como objetivo diminuir a pressão sobre a taipa, que apresenta fissuras e rachaduras e permitirá realizar uma análise mais aprofundada da estrutura de engenharia”.
Tendo em vista o exposto e por se tratar de uma questão de segurança, o Grupo de Trabalho decidiu pelo rebaixamento de 10 metros do nível de água do Batuva. O trabalho deverá iniciar nos próximos dias e a área está interrompida para trânsito.
