Notícias
Secretaria de Saúde promove 1° Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional
Categoria: Última HoraData de Publicação: 19 de maio de 2016
Crédito da Matéria: Departamento de Controle Orçamentário
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (19), o 1º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional com a temática "Saúde da População Negra é Direito, é Lei: Racismo e Discriminação Fazem Mal à Saúde".
Na abertura do Encontro, participaram da mesa de autoridades o Secretário Geral de Governo, Horacio Dávila; a Secretária de Saúde, Natália Steinbrenner; o Presidente do Legislativo, Vereador Itacir Soares; o Chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no RS e militante do Movimento Negro, Stênio Dias Rodrigues; a Coordenadora Regional de Saúde para a População Negra, Gisele Pedroso; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Malater; a Coordenadora do Comitê Municipal de Saúde da População Negra; Elizabeth Aquino Santana; e a representante da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, Maria Leci Vaqueiro.
Ao fazer uso da palavra, a Secretária Natália Steinbrenner salientou que essa luta contra o racismo institucional iniciou em 2013, quando o Governo Municipal aderiu ao programa “Racismo Institucional na Atenção Básica” e culmina, hoje, com a realização desse primeiro encontro.
O Secretário Geral de Governo, Horácio Davila classificou o momento como extremamente importante principalmente pela retirada de direitos que está sendo vivenciada no país atualmente. “São em encontros como esses que a garantia de direitos na saúde e cidadania tem sua importância evidenciada e este é o caminho para que avancemos neste sentido”, destacou.
Também participaram do encontro o Vereador e Líder do Governo na Câmara, Dagberto Reis (PT); o Vereador Aquiles Pires (PT); e vários representantes estaduais e federais de entidades relacionadas ao tema.
Nesta sexta-feira (20), no auditório do Corpo de Bombeiros, o evento continuará com palestras direcionadas aos trabalhadores da saúde e culminará com a instituição do Comitê Municipal da Saúde da População Negra.
