Notícias
Protocolo de Intenções de instalação do Polo Tecnológico Binacional é assinado durante 9° SIEPE
Categoria: Última HoraData de Publicação: 22 de novembro de 2017
Crédito da Matéria: Departamento de Comunicação e Estratégia
Durante a abertura da solenidade, o secretário de desenvolvimento de Rivera, Alejandro Berton e o diretor da Unipampa, Rafael Schmidt destacaram todo o processo de envolvimento e engajamento das instituições de ensino e dos dois governos.
Em suas falas, os governantes manifestaram a satisfação em assinar o documento que protocola um amplo processo de estudo e trabalho em busca da instalação deste importante espaço que irá cooperar para o desenvolvimento à Fronteira. Pontuando como surgiu a ideia de instalação do Polo na Fronteira, Ico ressaltou o apoio de universidades e da Intendência, evidenciando as linhas de ação e de projetos binacionais que norteiam os dois governos. “Quando a forças vivas e as forças políticas se unem as coisas acontecem”, disse.
O Prefeito ainda citou o empenho da vice-prefeita e secretária Geral de Governo, Mari Machado, na coordenação dos grupos de trabalhos do Polo e no envolvimento com o tema. Cumprindo agenda em Brasília, Mari não pôde comparecer na solenidade.Marne ainda ressaltou que o Polo é mais uma mostra da integração política e o inicio de um caminho de oportunidades para as duas cidades. “Não é um documento qualquer. É um grande passo para nós, como comunidade fronteiriça”, destacou o mandatário uruguaio.
Além da assinatura do Prefeito e do Intendente, o documento contou com as assinaturas das testemunhas, sendo elas, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o diretor do IFSul - campus Livramento, Celso Gonçalves e o presidente da ACIL, Jairo Zamberlan.
Além do público composto por participantes do evento, a solenidade contou com a presença dos secretários de Educação, Maria Regina Prado Alves e de Desenvolvimento, Calico Grisolia, além de vereadores, do cônsul do Brasil em Rivera, Rudá Gonzales Seferin e da consulesa do Uruguai em Livramento, Liselott Sarli, além de integrantes dos Grupos de Trabalho do Polo.
