Notícias
Políticas públicas para a infância são discutidas em evento da SME
Categoria: Última HoraData de Publicação: 1 de dezembro de 2017
Crédito da Matéria: Departamento de Comunicação e Estratégia
Nesta sexta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o Seminário Políticas Públicas para a Infância, que integra a segunda etapa da formação de professores da educação infantil da rede municipal. O evento aconteceu no Clube Cruzeiro do Sul e contou com a presença da Vice Prefeita Mari Machado, da secretária de Educação, Maria Regina Prado Alves, de representantes do Conselho de Educação e da 19ª Coordenadoria Regional de Educação.
Para um plenário lotado de discentes, vice-prefeita e educadora, Mari Machado, abordou as políticas públicas da primeira infância, destacando a necessidade de realizar o trabalho integrado entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, formando uma rede entre os serviços e a melhoria do diálogo para a construção de políticas públicas. A nova lei nº 13.257 de 2016 estabelece que a primeira infância deve ter prioridade, sendo obrigatória a implementação de políticas nas áreas da saúde, Assistência Social, Educação Infantil, Alimentação, Convivência Familiar e Comunitária, Proteção contra o abuso e a violência, Lazer e Cultura. A Lei também determina que seja formado o Comitê Intersetorial da Primeira Infância, com o propósito de sugerir ações e acompanhar o desenvolvimento das políticas.
“A primeira infância é a idade em que a criança é um livro com páginas em branco onde iremos escrever amor e carinho, respeito e bons hábitos. Os mestres são grandes responsáveis por esse aprendizado, por eles passam todos os educandos. Essa fase precisa ter prioridade é proteção. A integração das politicas públicas serve para constituir uma rede, tornando o trabalho mais eficaz”, destacou a Vice-prefeita.
No primeiro dia de formação, os professores ainda receberam a palestra “Educando o ser”, da terapeuta Patrícia Barros; “Construindo o regimento”, com a professora Sandra Sadowic Muniz e “Contação de histórias na educação infantil”, com a professora Jurema Goularte. No sábado (2), o evento reserva a apresentação da palestra da Prof. Dra. Maria Salete Torres, da Universidade de Erechim, premiada a nível nacional em educação inclusiva. Ainda no sábado, o seminário contará com a coordenadora da ONG Cadum, que abordará o trabalho voltado a síndrome de Duchenn.
